Modelar a Metrópole Governo do Estado do Rio de Janeiro The World Bank Group

O Plano

Apresentação

O Modelar a Metrópole, ou Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Câmara Metropolitana. Financiado pelo Banco Mundial e executado por um consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados, o projeto pretende elaborar um conjunto de cenários, estratégias e instrumentos que orientem decisões governamentais nos anos futuros e sejam referências para a sociedade fluminense.

O Modelar a Metrópole conta  com uma equipe de especialistas que trabalha a partir de seis eixos estruturantes da metrópole: expansão econômica; patrimônio natural e cultural; mobilidade; habitação e equipamentos sociais; saneamento e meio ambiente; e reconfiguração espacial. A equipe também incorpora aos seus produtos os subsídios colhidos nas oficinas realizadas regularmente pelo Modelar a Metrópole em vários municípios. Nesses encontros, o diálogo com representantes dos poderes públicos municipais e de integrantes da sociedade civil, instituições acadêmicas, empresariado e  organizações de classe produz insumos para a elaboração do Diagnóstico e da Visão de Futuro para a região metropolitana.

A participação da sociedade fluminense no processo de discussão do Plano também acontece em outras instâncias, criadas para assegurar o acompanhamento sistemático das atividades. O Modelar a Metrópole conta com o Conselho Consultivo do Plano Metropolitano, formado por 172 representantes de organizações de classe, empresariais e da sociedade civil, instituições acadêmicas, lideranças e profissionais reconhecidos pela sua atuação na região. Também existe o Comitê Municipalista Metropolitano, com representantes dos 21 municípios da metrópole; e o Comitê Estratégico Estadual, que reúne 23 membros de agências governamentais.

Em julho de 2017, será entregue o Plano Estratégico, o primeiro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e um legado para a construção de uma metrópole sustentável e menos desigual.

SET 2015

Lançamento do projeto

Anúncio do Consórcio Quanta-Lerner como vencedor da concorrência internacional para elaborar o Plano Estratégico
JAN 2016

Comitê de Estratégia Metropolitana Estadual

Reunião com representantes das secretarias e agências estaduais, dia 26. Planejamento, coleta preliminar de dados e estruturação da equipe.
FEV 2016

Comitê Estratégico Municipal

Encontro com representantes dos 21 municípios da Região Metropolitana, dia 17
MAR 2016

Conselho Consultivo do Plano Metropolitano

Posse do Conselho, composto por 172 conselheiros, no Palácio Guanabara, dia 22. Coleta e análise de dados, estudos, programas e projetos.
ABR 2016

Oficinas

Realizadas as oficinas de Organizações de Classe, na sede do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, dia 12, e de Organizações Empresariais, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, dia 14
MAI 2016

Oficinas de segmentos e temáticas

Representantes da Academia, associações de classe, concessionárias, sociedade civil, empresários, e Poder Executivo debatem em oficinas de segmento no Anexo do Palácio Guanabara, dia 24. Acontecem as oficinas temáticas (Economia, Patrimônio Natural e Cultural, Habitação, Saneamento, Mobilidade e Centralidades) na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)/RJ, dia 31
JUN 2016

Oficinas regionais e na Alerj

Em Niterói, dia 7, encontro sobre a Baía de Guanabara; em Nova Iguaçu, dia 21, sobre a Baixada; em São Gonçalo, dia 22, sobre o Leste Fluminense; em Itaguaí, dia 27, sobre o Sudoeste metropolitano; em Duque de Caxias, dia 28, sobre o Arco Metropolitano. Na Alerj, dia 29, apresentação do Plano no Forum de Desenvolvimento
JUL 2016

Oficinas regionais e Reuniões dos Comitês

Oficinas em Nilópolis (dia 6), São Gonçalo (14) e na capital (20), voltadas ao setor cultural. Finalização do documento preliminar de Diagnóstico e Visão de Futuro. Reunião do Comitê Estratégico Estadual, do Comitê Municipalista Metropolitano e do Conselho do Plano Metropolitano para debater essa proposta.
AGO 2016

Diagnóstico e Visão de Futuro

Apresentação do documento final de Diagnóstico e Visão de Futuro
SET 2016

Estratégia

Aprofundamento do Diagnóstico e definição da estratégia de desenvolvimento
OUT 2016

Lançamento da fase de Diagnóstico e Visão de Futuro e Oficina Territorial em Guapimirim

Evento, dia 24, na sala Cecília Meireles, para apresentação oficial desta fase do Plano. Oficina territorial de Guapimirim, Magé e Cachoeiras de Macacu para debater a integração entre municípios.
NOV 2016

Oficinas Territoriais, de Segmento e Grupos de Discussão

Oficina Territorial em Maricá, dia 3, reunindo Niterói, Maricá, Rio Bonito e Tanguá sobre desenvolvimento sustentável. Dia 16, oficina com Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis. Dia 18, Oficina de Segmento com Universidades Grupos de Discussão, entre os dias 21 e 25 sobre os eixos estruturantes.
DEZ 2016

Integração territorial e Grupo de Discussão

GD de integração e apresentação das macrozonas.
JAN 2017

Mobilização e engajamento dos novos Prefeitos

Os atores municipais foram convidados para integrar os Grupos de Discussão para analisar e debater as propostas apresentadas em 2016 para cada eixo de trabalho.
FEV 2017

Definição dos cenários

MAR 2017

DEFINIÇÃO DOS CENÁRIOS

Os participantes dos Grupos de Discussão se integraram aos Grupos de Discussão Regionais divididos conforme as macrorregiões de planejamento e definiram o cenário ideal para a construção dos Programas de Ações Prioritárias (PAPs).
ABR 2017

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

Proposição das ações e subações dos Programas de Ações Prioritárias (PAPs)
MAI 2017

OFICINAS TEMÁTICAS

Série de eventos em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), realizados no decorrer dos meses de maio, junho e julho contando com a presença de representantes de diferentes setores sociais.
JUN 2017

OFICINAS TEMÁTICAS

Série de eventos em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), realizados no decorrer dos meses de maio, junho e julho contando com a presença de representantes de diferentes setores sociais.
JUL 2017

OFICINAS TEMÁTICAS

Série de eventos em parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), realizados no decorrer dos meses de maio, junho e julho contando com a presença de representantes de diferentes setores sociais.
AGO 2017

ANÁLISE DE INSTRUMENTOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Foram realizadas três reuniões para apresentação e debate da versão preliminar das ações previstas nos Programas de Ações Prioritárias, uma na SEAERJ e duas nas dependências do Anexo do Palácio Guanabara.
OUT 2017

CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PRIORITÁRIO

O resultado dessas reuniões permitiu o aprofundamento da elaboração dos PAPs e o amadurecimento das propostas.
MAR 2018

RETOMADA DO PROCESSO PARTICIPATIVO

Ações de participação, começando por uma reunião integrada dos Comitês de Estratégia Municipal e Estadual, com o objetivo de debater a versão final dos PAPs e as Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs). Uma reunião de integração dos Grupos de Discussão e uma do Conselho Consultivo, com a mesma pauta, também foram realizadas.
ABR 2018

PRÉ-CONFERÊNCIAS

Para consagrar a opinião da sociedade civil sobre as efetivas prioridades de cada PAP e consolidar a consciência de cidadão metropolitano, foram realizadas dez pré-conferências durante os meses de abril e maio para identificar cinco prioridades e eleger 15 delegados para participar da I Conferência Metropolitana.
MAIO 2018

1ª CONFERÊNCIA METROPOLITANA

Os 150 representantes da sociedade eleitos indicaram as doze prioridades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro até 2040 e também elegeramos integrantes do futuro Fórum de Acompanhamento do Plano. Ao final, 18 delegados representantes da Academia, de Entidades de Classe, de Movientos Sociais e da Sociedade Civil foram eleitos entre os presentes para compor o Fórum que irá acompanhar a execução do PDUI/RMRJ.
JUN 2018

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO PDUI/RMRJ

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi oficialmente entregue no dia 21 de junho, em evento realizado na Sala Cecília Meireles, com a presença do Governador e de autoridades dos municípios da RMRJ e do Governo do Estado, além de representantes da sociedade civil, da academia, das organizações de classe, da iniciativa privada e da imprensa.

Consórcio

As empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados formam o Consórcio Quanta/Lerner, responsável pelo serviço de consultoria para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Modelar a Metrópole.

  • Fundada em 2002, a Quanta Consultoria LTDA. atua tanto no setor público como no privado, prestando serviços em diversas áreas de consultoria, tais como: gerenciamento de programas financiados por organismos multilaterais de crédito; supervisão de obras e serviços; estudos técnicos; e elaboração de planos e projetos. Além do Modelar a Metrópole, a empresa está à frente de projetos como o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. Leia mais em www.quantaconsultoria.com.

    Ir para o site
  • Com sede em Curitiba, a Jaime Lerner Arquitetos Associados foi fundada em abril de 2003, sendo presidida pelo arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. A empresa tem como proposta de trabalho construir – por meio de parcerias com atores locais – ideias e soluções que possam ser detalhadas e implementadas pelos gestores das cidades. A empresa conta com um extenso portfolio de experiências e propostas urbanas implementadas em Curitiba, no Estado do Paraná e em diversas cidades brasileiras e do exterior.

    Ir para o site