Modelar a Metrópole Governo do Estado do Rio de Janeiro The World Bank Group

Notícias

Políticas para o Arco metropolitano são tema de oficina do Modelar a Metrópole em Caxias

28 de junho de 2016

Políticas para a ocupação do entorno e para o uso do Arco Metropolitano foram o tema da oficina do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, o Modelar a Metrópole hoje, 28 de junho, na unidade do Sesi/Firjan em Duque de Caxias. O evento foi a última das nove oficinas da primeira fase do plano, que irá resultar em um Diagnóstico e uma Visão de Futuro da metrópole. Além da já habitual apresentação de propostas formuladas pelos presentes, o evento foi marcado pela troca de informações entre representantes da Prefeitura de Caxias e da Câmara Metropolitana sobre questões do município.

Luiz Edmundo Costa Leite, secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, e o subscretário Kelson Senra apresentaram um extenso levantamento do uso do território do município, feito pela prefeitura. Mostrando um grande mapa, Kelson listou alguns desafios ambientais e urbanos da cidade. Na área do assentamento rural Terra Prometida, colonos têm dificuldades de escoar sua produção, pela ausência de estradas adequadas; ao lado, uma extensa área de mineração de areia representa um passivo ambiental. Ao longo dos rios, casas em áreas de risco de enchentes demandam reassentamento, mas faltam terrenos. “Não dá para fazer usando só projetos do Minha Casa Minha Vida”, disse Senra. O subsecretário identificou a área conhecida como Cidade dos Meninos, pertencente à União, como um possível espaço para famílias reassentadas.

mesa caxias

 

O superintendente da Câmara Metropolitana, Luiz Firmino, contou que o governo vem monitorando a ocupação no entorno do Arco Metropolitano com o uso de um drone. Ele observou que o impacto de ocupação de terenos em torno Arco não foi tão expressivo quanto tem sido divulgado. “O que aconteceu é que o Arco cortou áreas onde já havia ocupações irregulares, que naturalmente estão crescendo. Estamos ocupando 60 quilômetros quadrados de novas áreas por ano”, disse.

“Esse trecho de Caxias cortado pelo Arco é um território que tem muito potencial para uso industrial e logístico. Já tem um conjunto industrial importante, precisamos equacionar essa questão para que a gente possa induzir a produção de empregos”, disse o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

Os presentes se reuniram em grupos para debater propostas para esta parte do território fluminense. Ao fim do debate, surgiram propostas como o ordenamento de ocupações urbanas; fortalecimento institucional dos municípios, com sistemas de gestão, equipamento e corpo técnico e discussão de novos modelos de financiamento para moradia.

Com financiamento do Banco Mundial, o Modelar a Metrópole é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Câmara Metropolitana, e executado por um consórcio formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados. O Plano conta com um Conselho constituído por representantes de organizações de classe, empresariais e da sociedade civil, instituições acadêmicas, lideranças e profissionais conhecidos pelo seu envolvimento na discussão metropolitana. Representantes de prefeituras e de secretarias municipais e estaduais também fazem parte da iniciativa.

O processo em curso vai resultar, em julho de 2017, em um documento que passará a ser uma referência para orientar decisões governamentais pelos próximos 25 anos. “Já mobilizamos mais de 500 pessoas, estamos circulando pela metrópole. Esse plano não é só para o governo, as pessoas são parte dessa construção”, disse o especialista em participação do Plano, Pedro Strozenberg. “A ideia é colocar propostas no papel, mesmo que pareçam muito ousadas e não sejam factíveis agora”, recomendou Firmino.

Amanhã, a metodologia do Plano Metropolitano será discutida em sessão na Assembleia Legislativa, para a qual foram convidados os deputados estaduais e os vereadores de todos os 21 municípios da Região Metropolitana. O debate foi organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio e terá a participação do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, e do coordenador técnico do Modelar a Metrópole, Alexandre Weber.

Serviço

Oficina
Data: 29 de junho de 2016
Horário: 9:30 às 13h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Assembleia Legislativa
Endereço: Palácio Tiradentes, Rua 1º de Março, s/nº, Centro, Rio

Informações à imprensa

Marcos Galvão
Câmara Metropolitana
marcosgalvao2008@gmail.com
(21) 98888-4801

Darlan de Azevedo Junior
Modelar a Metrópole
darlan.junior@quantaconsultoria.com
(21) 98355-2004

Sávio Paixão
Modelar a Metrópole
saviopaixao@gmail.com
(21) 96954 8824

Outras Notícias